É produto da intensificação do ritmo da Soleá ou da desaceleração do ritmo da Bulería.
A medida de suas letras é exatamente igual à da Soleá e, é também por isso, que sua estrutura é basicamente a mesma. Este cante é um passo intermediário entre a Soleá e a Bulería e responde ao compás de ambas. Apesar de sua evolução, conserva a elegância, a pureza e a condição rítmica da Soleá e sua etapa de transição, seu aperfeiçoamento e sua máxima expressão foi alcançada com intérpretes como La Pompi, El Glória e La Niña de los Peines.
É muito comum que o baile seja introduzido por um cante libre ou por uma soleá grande ao invés dos ayes de preparação do cantaor. Para o baile em si, geralmente são utilizadas letras curtas. Apresenta um caráter sóbrio, menos denso que o da Soleá, com um ar de mistério.
Alguns estudiosos flamencos preferem marcar uma diferença entre Soleá por Bulería e Bulería por Soleá pautada na tonalidade de execução da guitarra. Assim, quando se escuta uma Bulería, na guitarra, à compás de Soleá, a denominação mais apropriada seria Bulería por Soleá ao passo que se a guitarra combina os acordes da Soleá para realizar uma Bulería al Golpe, o nome mais apropriado seria Soleá por Bulería.
- Cante: Conjunto de composições musicais em diferentes estilos que surgiram entre o último terço do séc. XVIII e a primeira metade do séc.XIX, devido a justaposição de modos musicais e foclóricos existentes na Andalucia.
- Compás: Medida de uma frase musical com sua acentuação correspondente.
- Soleá (pl. = soleares): Cante e baile flamencos de compasso misto que possui muitas variantes.
- Bulería: Cante e baile flamencos de compasso misto e ritmo vivo.
- Cante Libre: Forma do cante em que o compás é menos aparente. O(a) Cantaor(a) tem total liberdade de improvisação e o guitarrista, geralmente se presta a fazer um acompanhamento para adornar este momento.
- Soleá Grande: A letra de Soleá grande é composta por dois fragmentos cadenciais de 2 versos cada um, sendo assim, 4 tercios. O segundo verso é repetido 2 vezes e o terceiro e o quarto, apenas uma vez, de forma ornamentada. A repetição dos versos fica a critério do(a) cantaor(a). No baile a repetição está sujeita à montagem coreográfica.
- Baile: É a dança propriamente dita. Apresenta um caráter vivo e encontra-se em constante evolução, mas suas características básicas cristalizaram-se entre 1869 e 1929, a chamada idade do ouro do flamenco.
- Palo: Nome que recebe cada estilo de cante.
Sara Baras
Antonio Canales
Gerardo Nuñez
Rosário "La Tremendita"
- Audio: MATMP3002, MATMP3003, MATCD017.
- Leitura: MATLIV001, MATAPO001, MATAPO002.
- Vídeo: MATDVD025, MATDVD052.
Aula do dia 18/10/2008:
Chamada para Primeira Letra
A chamada é uma sequência característica utilizada para chamar a atenção dos músicos, avisando que depois de sua finalização haverá uma seqüencia de baile com características diferentes daquelas interpretadas até o momento. Depois da chamada, o cantaor entra com uma Letra (que é a parte cantada em si mesma).
Chamada (+ compás de espera) e início da Primeira Letra com Remate
O Remate é um "recorte "que fazemos após o primeiro verso da Letra. Este "recorte" determina a ação de arrematar e enfatizar um movimento ou uma combinação de movimentos. É utilizado para dar ênfase à queda do cante, nos momentos em que o cantaor respira e para finalizar uma seqüência de passos. É constituído de diferentes e expressivos movimentos que incluem fortes sons de pés.
Remate e continuação da Primeira Letra
Após o Remate entra o 2º verso da Letra
seguido do 3º e do 4º que se repetem.
Aulas dos dias 01/11 e 08/11/2008:
A Salida corresponde à entrada do Cante.
Falseta e Cierre
Uma falseta é composta por frases melódicas executadas pelo guitarrista intercalando o cante. Também pode ser utilizada como introdução de um baile ou de seqüência de escobilla.
Cierre da Falseta (só pés)
Cierre da Falseta
Carrega em si a idéia de fechamento, finalização. O cierre conclui uma seqüência de movimentos. É utilizado como sinal de encerramento de uma parte do baile para dar entrada a outra.
Subida
Seqüencia rítmica de pés utilizada para
aumentar ("subir") o andamento do baile.
Manu Ángel, bailarina, coreógrafa e professora de Flamenco assina este post.
Um comentário:
estou tranquillo de entender flamenco em casa a escola só não basta. flamenco é digno de um estudo mais sério ...É bom pesquisar dessa forma , o trabalho de vocês é pra aplaudir sempre. Me impressiona a leveza do site, o trabalho minucioso, os detalhes, é tudo muy rico. Parabens.
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